domingo, 28 de novembro de 2010

O consumo de energia no dia-a-dia

    As vezes não sabemos exatamente de onde vêm a energia que nós utilizamos no nosso dia-a-dia, até porque essa energia pode ter vindo de várias fontes. O que muita gente não sabe é que essa energia que está mantendo o nosso computador, a nossa geladeira ou algum outro eletrodoméstico ligado pode estar ao mesmo tempo degradando o meio ambiente que é tão importante para todos nós apesar de muitas pessoas não assumirem isso. Sabendo disso especialistas descobriram novas fontes de energia, que não degradam tanto o meio ambiente, que são as chamadas fontes renováveis.
    Atualmente 45% da energia consumida no Brasil é de origem renovável, enquanto a média mundial é de 13%, tornando a energia fóssil o principal recurso energético consumido no mundo.Nesse aspecto, o Brasil ocupa uma posição relativamente confortável.
    Hoje é possível encontrar tecnologias variadas com origem nas mais diferentes matérias. Algumas delas, como a eólica e a solar, apesar de ainda não terem o potencial amplamente aproveitado, são bastante conhecidas. Outras como os biocombustíveis gerados a partir de oleaginosas como o dendê e a mamona já são fabricados no Brasil em pequena escala.
    Mas a criatividade de cientistas e a possibilidade de recuperar energia da natureza de diferentes formas criam alternativas inusitadas. Uma delas é a geração energética a partir de algas. Para muitos, esses organismos são apenas uma matéria viscosa que gruda nos azulejos da piscina. Para pesquisadores, elas são verdadeiras fontes de energia, que podem ser transformadas em biodiesel graças à tecnologia desenvolvida em algumas partes do mundo como a China, Estados Unidos e Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário